Recontar uma história é um exercício que possibilita a aproximação da linguagem com o que se escreve. Ao oferecer à criança a oportunidade de “recontar” o que entendeu da história, com o auxílio dos outros colegas, poderão acrescentar ou modificar as informações aproximando-se do texto original. Lembrando que recontar não significa decorar, e sim poder aproximar-se da linguagem escrita, retirando da fala as expressões “aí, daí, né, tá...” e adequando o vocabulário.
Material necessário:
· Barbante; · Papel sulfite;
· Cola;
· Tesoura;
· Lápis de cor;
· Canetinha hidrocor colorida;
· Envelope para guardar as histórias;
· Caixa decorada para guardar os envelopes com as histórias.
Desenvolvimento:
· Barbante; · Papel sulfite;
· Cola;
· Tesoura;
· Lápis de cor;
· Canetinha hidrocor colorida;
· Envelope para guardar as histórias;
· Caixa decorada para guardar os envelopes com as histórias.
Desenvolvimento:
É muito importante a escolha da história, que poderá ser feita pela professora ou pelos alunos.Depois de lida a história, com a ajuda da professora, as crianças procedem da seguinte maneira:
- destacam os personagens da história;
- dobra-se uma folha de sulfite 4 vezes,formando assim 16 quadrinhos,e desenhando em cada quadrinho um personagem,recontando primeiro através das ilustrações,pois cada personagem faz parte de um fato da história lida;
- o próximo passo é recortar os quadrinhos,onde estão desenhadas os personagens, e colar num barbante, formando assim “O varal de histórias”;
- depois do trabalho pronto,é o grande momento do recontar.a
- as crianças do 1º ano por exemplo,podem contar para as crianças do Pré II por exemplo.
Objetivos essenciais nesse trabalho:
- Listar os nomes dos personagens da história;
- Listar o título da mesma na lista geral de títulos de histórais já lidas.
Fonte... cantinho da Nisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário