quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atividades para o Maternal e berçário





Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.
O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.
Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.



Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal



• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental.Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada;

• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto;

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo;

• Conte histórias infantis, porém curtas;

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo;

• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem;

• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos;

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola




Brincadeiras para o Berçário


Cadê? Achou !

Tempo:
Enquanto durar o interesse da turma;

Espaço:
Sala de Aula; Idade: A partir de 1 ano e meio;

Material:
bambolê com faixas de tules de diversas cores ( o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala ).

Objetivo:
Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família; Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão.
As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas,segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas.Com isso,vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.




Massagem com bexiga



Tempo:
10 minutos com cada criança;

Espaço:
Sala de aula com colchonetes,berço ou trocador;

Idade:
de 1 mês a 2 anos;

Material:
Bexigas ou esponja macia e água;

Objetivos:
* acalmar;
* desenvolver a consciência corporal;
* promover um sono tranquilo;
* estimular o vínculo afetivo entre educador e criança;

Descrição:
coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga ( não encher muito para não ficar pesada ).
Se o clima ajudar,deixe o bebê somente com a fralda em local tranquilo,com luz difusa e música suave.Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo da criança,fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário