Fonte: Revista Nova Escola. Agosto, 2000
Dicas:
Estabeleça metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério de sucesso.
Emoções positivas melhoram a motivação. Se você pode tornar alguma coisa engraçada ou emocionante, sua turma tende a aprender muito mais.
Demonstre por meio de suas ações que o aprendizado pode ser agradável.
Desperte na criança o desejo de aprender.
Dê atenção. Mostre ao aluno que você se importa com o progresso dele. Ser indiferente a uma criança é um poderoso desmotivador.
Negocie regras para o desenvolvimento do trabalho.
Mostre como o conteúdo pode ser aplicado na vida real.
Explique sempre os objetivos da atividade.
Em vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconheça o trabalho bem-feito.
Sempre que possível ofereça opções de atividades.
Seja flexível ao ensinar. Apresente exemplos para estimular a reflexão.
Use recursos visuais, como desenhos, fotos, gráficos, objetos.
Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. Faça o teste da pedagoga Madza Edmir no site da Revista Nova Escola para descobrir se você está pondo lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando nela baldes de água fria.
Dicas:
Estabeleça metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério de sucesso.
Emoções positivas melhoram a motivação. Se você pode tornar alguma coisa engraçada ou emocionante, sua turma tende a aprender muito mais.
Demonstre por meio de suas ações que o aprendizado pode ser agradável.
Desperte na criança o desejo de aprender.
Dê atenção. Mostre ao aluno que você se importa com o progresso dele. Ser indiferente a uma criança é um poderoso desmotivador.
Negocie regras para o desenvolvimento do trabalho.
Mostre como o conteúdo pode ser aplicado na vida real.
Explique sempre os objetivos da atividade.
Em vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconheça o trabalho bem-feito.
Sempre que possível ofereça opções de atividades.
Seja flexível ao ensinar. Apresente exemplos para estimular a reflexão.
Use recursos visuais, como desenhos, fotos, gráficos, objetos.
Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. Faça o teste da pedagoga Madza Edmir no site da Revista Nova Escola para descobrir se você está pondo lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando nela baldes de água fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário