quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cuidado com os Gestos


Fonte: Revista Nova Escola. Editora Abril, 2001.
Texto completo em: http://novaescola.abril.com.br/ed/141_abr01/html/cresca.htm

Dicas:


Não fique muito tempo na mesma posição; "o ideal é se movimentar a cada 5 ou 6 minutos para não perder a atenção dos alunos".

Aproxime-se dos alunos, assim, eles se sentem importantes, prestam mais atenção e são instigados a participar.
Utilize as mãos, elas são importante elemento na comunicação. Braços cruzados demonstram desinteresse e que você está fechado.
Mas, não gesticule demais, sob o risco de virar um bobo-alegre...
Saiba ouvir! Ouça com atenção e demonstre que você está acompanhando.
"Os olhos são os principais responsáveis pela expressão do rosto. Através deles, você conversa com os alunos, percebe um sorriso, uma fisionomia alegre, triste, de dúvida ou de distância". Evite falar enquanto escreve no quadro-negro, olhe diretamente para as crianças, olho no olho e articule bem as palavras.

"O sucesso do trabalho depende da coerência entre o pensar, o sentir e o expressar", conclui Marília Marinho, professora de Psicodrama da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Posturas que você deve evitar:


O animal enjaulado
Você fica andando de um lado para o outro? Os alunos contam seus passos, mas o conteúdo da aula...

A muralha
Sentado atrás da mesa, com pilhas de livros à sua frente, sua voz não chega bem aos alunos e você não tem espaço para movimentar-se (expressão corporal)

O italiano
Usa demais os gestos e atrapalha as palavras. Muito emotivo e pouco prático

O cofre
Braços cruzados, expresão cansada ou crítica, você não se abre para a classe. O distanciamento dificulta a aprendizagem

O juiz
Não sabe ouvir sem emitir opinião. Os olhos e a boca trancada o denunciam.

O costa
Escreve na lousa e fala ao mesmo tempo. Só você mesmo entende a explicação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário