quinta-feira, 27 de março de 2014

'Beabá' do aprendizado


Conheça as fases da infância e como estimular a inteligência do seu pequeno em cada uma delas.



Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock
Por Patrícia Gattone

A infância é um território extenso repleto de fases e de aprendizado. Por isso, especialistas alertam sobre a importância de explorar ao máximo cada uma das etapas dos filhos, em especial entre 0 e 12 anos. 'É importante que cada fase seja respeitada, assim como o desenvolvimento individual da criança', explica Patrícia Bissett, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Franciscano Pio XII. Mas como os pais podem potencializar o aprendizado dos filhos?
Estimular a autonomia das crianças deve ser um exercício constante. Em casa, os adultos podem orientar e permitir que a criança execute pequenas tarefas, a partir dos 18 meses. Podem combinar um ou dois dias da semana, por exemplo, para que ela escolha a roupa que quer vestir, geralmente aos finais de semana. 'Coloque um calendário grande, mensal, no quarto deles, até para estabelecer outros combinados, como os passeios que poderão escolher', sugere Patrícia.
Uma fase muito importante e delicada é a individualista, por volta dos 2 anos. 'É necessário trabalhar a socialização dando oportunidades de convivência com outras crianças através de passeios em parques, bem como a troca de brinquedos com outro colega', orienta Patrícia. Ela destaca que, quando os pequenos passam a brincar em grupo, é importante que conheçam e exercitem as regras de convivência social e o respeito ao próximo. 
Educação financeira é um assunto que pode ser tratado já a partir dos 4 anos. A especialista recomenda que a família incentive a criança a poupar o dinheiro para comprar algo que deseja, conversando com ela sobre a real necessidade. Nessa idade os pequenos também são capazes de separar brinquedos e roupas para doação, mas sempre orientados pelos pais ou responsáveis.
As fases do desenvolvimento infantil 
Segundo Carolina Agustinelli Primo, psicóloga do Hospital do Servidor Público Estadual, o filósofo suíço Jean Piaget divide as fases do desenvolvimento infantil em etapas. Para dar uma forcinha no dia a dia com seu filhote, reunimos abaixo as principais características do comportamento deles em cada período e ainda dicas de como explorar melhor cada fase. Confira!
Período Sensório-Motor:
Entre 0 e 2 anos de idade. Esta etapa é caracterizada pelo desenvolvimento da inteligência em seu aspecto concreto. É quando as crianças adquirem a capacidade de perceber seu corpo e administrar seus reflexos básicos. Além disso, ocorre a aquisição das bases do desenvolvimento motor, da fala, da percepção e discriminação entre si mesmo e o outro, bem como a noção de permanência do objeto, o aparecimento das preferências afetivas e o início da compreensão de regras. Com isso, o bebê cria situações que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período que antecede a linguagem, no qual os pequenos desenvolvem a percepção de si mesmo e dos objetos ao seu redor.
Dicas para essa fase:
Como a criança é muito dependente neste período é fundamental a proximidade com os pais e com a família. A relação do bebê com sua mãe (ou com pessoa que a substitua) é a relação que servirá como base para a aprendizagem e para o desenvolvimento de uma forma geral. Nos primeiros meses de vida é o momento em que o par 'mãe-bebê' precisa ser muito unido. Mas esse par deve se tornar menos “grudado” progressivamente. É o momento, que geralmente ocorre por volta dos três ou quatro meses de idade, em que outras pessoas, pai, irmãos, avós passam a participar mais da vida da criança. É fundamental para o desenvolvimento saudável que isto ocorra. Vale ressaltar que durante este período - que vai até os dois anos - o desenvolvimento saudável depende muito mais das relações da criança com sua família do que os estímulos que ela possa receber se já estiver matriculada na creche ou na escola.
Período Pré-operatório:
Acontece no período entre 2 a 6 ou 7 anos de idade. Caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. É a idade que se inicia a alfabetização. A criança explora as vivências na escola, reconhece símbolos pelos lugares e constrói significado para a leitura e para a escrita. Gradativamente a criança é capaz de formar imagens mentais e usar o pensamento intuitivo, comunicando isso através da linguagem. É uma fase marcada pelo pensamento egocêntrico, ou seja, em que a criança entende o mundo a partir de um ponto de vista centrado nela mesma. Inicialmente as brincadeiras são focadas nela própria e só gradativamente passa a brincar com os outros amiguinhos.
Ainda nessa etapa, a criança apresenta uma tendência a acreditar que os objetos têm sentimentos e intenções, assim como as pessoas. Além disso, tem dificuldade em se colocar no lugar dos outros e ter empatia. Por fim, existe um grande avanço na aprendizagem da 'coordenação motora fina' que possibilita à criança ter maior domínio do uso das mãos, sendo algo necessário para a aprendizagem da escrita e para a vida escolar.
Dicas para essa fase:
Tanto o uso de jogos pedagógicos quanto o brincar livremente são fundamentais nesse período. A importância está mais na relação dos pais com o filho do que no material em si. Encontrar a atividade que dá prazer à criança também é importantíssimo. A base da aprendizagem para esta faixa etária está no prazer em realizar brincadeiras e atividades e na relação afetiva com o adulto. É bom também não subestimar as atividades que serão realizadas como se fosse algo de pouco valor. O brincar é a expressão saudável da criança e condição básica para o desenvolvimento e para a aprendizagem.
Período Operatório-concreto: Costuma acontecer entre os 6 ou 7 anos até os 11 ou 12 anos. É o período em que a criança aumenta sua capacidade de empatia e passa a ser capaz de perceber o ponto de vista de outra pessoa, levando em conta mais de uma perspectiva. Também adquire a capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e a realização de atividades concretas. Mesmo assim, ainda tem dificuldade para o pensamento abstrato. Então, passa a utilizar o pensamento lógico, o que significa melhores condições para lidar com números e operações matemáticas. Também aumentam a capacidade de aprender conceitos de gramática e para compreender e recordar fatos históricos e geográficos.
Nessa fase, há uma melhora na capacidade de planejamento e para a percepção de si mesmo. É o período em que costumam se formar os grupos de amigos e em que a criança tende a se interessar por jogos e atividades em equipe. Juntamente com isso, passa a internalizar os julgamentos morais e, assim, começa a seguir regras sociais por iniciativa própria, sem precisar tanto do adulto para fazê-lo.
Dicas para essa fase:
Como se trata de um período de maior independência da criança, fica para os pais a difícil tarefa de encontrar o ponto de equilíbrio entre aquelas tarefas e atividades que os filhos precisam de ajuda e aquelas em que a criança já tem condições de fazer de modo autônomo. O segredo está na capacidade dos pais em observar o filho e a si mesmo. O desenvolvimento é gradativo, e a passagem de um estado de maior dependência para um estado de relativa independência da criança também deve ser. É normal que uma mesma criança se mostre madura para determinada atividade, como se arrumar para ir à escola e, ao mesmo tempo, seja dependente para outra atividade, como fazer a lição de casa.
Nessa fase, o brincar continua sendo fundamental. Portanto, mesmo que a criança faça algum tipo de atividade extra-escolar (esporte, curso de inglês etc) ou que fique na escola em período integral, não é saudável ficar sem tempo para brincar ou descansar. Crianças não precisam ser executivos mirins. Precisam ter um tempo e um espaço para serem crianças.
8 dicas práticas para estimular o desenvolvimento da criança em casa
Confira abaixo as dicas elaboradas por Adriana Cristiana Meneguello,Colégio Mary Ward!
Incentive a leituradesde bebê. Os pais podem ler para as crianças favorecendo assim a imaginação, a descoberta, criando neles o hábito de ouvir, sem interferir.  O fato de ouvir uma história, uma receita, um cartaz ou outro portador de texto, faz com que a criança tenha contato com a função social da escrita, de se comunicar.
Estimule os pequenos a fazer barulhos e/ou movimentos com a boca, com as mãos, dedos, corpo.O bebê necessita de estímulos para explorar o espaço que o cerca e reconhecer seu corpo no aspecto global, identificando suas capacidades e limitações.
- Faça brincadeiras “descomprometidas” com a escrita, uma delas é com o jogo do STOP. Peça que elabore, por exemplo, uma lista para auxiliar a mamãe nas compras de supermercado. Essas práticas poderão auxiliar a experiência de escrita de modo “descomprometido”. Ninguém irá avaliar, mas precisa dar conta da transmissão de informação.
Proporcione momentos de recreação entre adultos e crianças.Para isso, utilize os jogos da memória, quebra-cabeças, jogos de estratégias e jogos simbólicos.
Crie o hábito de escrever recadinhos entre os membros da casa. Combine também de todos deixarem as mensagens num local previamente combinado.
- Até os dois anos, a criança aprende facilmente por imitação, portanto um gesto, uma palavra associada a um movimento pode favorecer o aprendizado. Exemplo: A mamãe não quer que você mexa aí! – com voz firme e retirando a criança deste local indesejado e provocando sua atenção para outra coisa “permitida”.
- Para a criança até 7 anos, as comparações de modo metafórico não funcionam, pois elas se apropriam do modo literal do que está sendo exposto. Como por exemplo, quando os adultos usam um provérbio para retratar uma situação da realidade, a criança trabalhará apenas com a imagem representativa daquele provérbio e não com a comparação.
- Já com as crianças maiores, elas se sentem estimuladas com situações desafiadoras. Na escola os desafios, as situações que exijam maior concentração e que tenham um único resultado independentemente da estratégia utilizada para chegar ao resultado, são propostas motivadoras para a aprendizagem.

Reaproveitar Pneus!

Idéias Criativas para Reaproveitar Pneus!

Por: 
439536-Pneus-usados-na-decoração-dicas-fotos-4
Reciclar, reutilizar e transformar o velho são as palavras do momento, até porque o mundo está se conscientizando mais sobre a reciclável e cuidados com o meio ambiente.
A todo momento, itens velhos são renovados para uma decoração sustentável.
O pneu possui funcionalidade além do que todos imaginam.
Sua vida útil é de cinco anos, mas ele demora cerca de 600 anos para se decompor no ambiente.
Existem várias maneiras de tornar o pneu velho e sem utilidade em algo proveitoso e prático, fazendo que a natureza não seja afetada.
Mas todo item originado do pneu depende, primeiramente, da consciência das pessoas, que não devem descartar o produto de forma errada e reconhecer a importância da reutilização.
Hoje vamos mostrar alguns exemplos do que pode ser feito com pneus. 
Pode-se utilizar pneus e pintá-los com tinta automotiva ou tinta a óleo e fazer um lindo canteiro de flores.
1948255_545528728906749_1996357714_n
Para garantir a diversão da criançada, pode-se criar balanços e brinquedos em geral.
Artesanato-com-Pneus-Velhosartesanto-reciclagem-balanço-de-pneusreciclagem-de-pneus
A imaginação pode ir muito mais além, criando lindos sofás, pufes e banquinhos com pneus.
3333reciclar-peneus-reciclagem (18)apresentacao-do-meu-blog
Para fazer jardins suspensos, o pneu é ótimo! 
Veja como fica charmoso:
11112013_bonito_600-8reciclando-pneus-usados
Com tantas opções bacanas de reciclagem, podemos repensar mais nossos atos e sempre aproveitar aquele objeto que está velho. 
Veja mais modelos criativos que separamos: Mesa-de-pneumesa-de-pneu7pneus2PICT0073-com_pneus
E você, gosta de reciclar?
Use sua criatividade e ajude a natureza!
fonte: Mixlar

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais...Reutilização de Pneus, estou encantada, Vou levar a Ideia para a escola..


existe uma infinidade de maneiras de REAPROVEITAR um Pneu Velho !
 vejam só quanta criatividade nos Encontramos pelo Mundo A fora ! Essa DURABILIDADE da borracha de um Pneu que descartado na natureza é Extremamente Prejudicial ! essa mesma durabilidade é O ponto FORTE do Artesanato e do Reaproveitamento —




Foto de Tucanos Araras & Cisnes em Pneus Velhos.Foto de Tucanos Araras & Cisnes em Pneus Velhos.
Foto de Tucanos Araras & Cisnes em Pneus Velhos.Foto de Tucanos Araras & Cisnes em Pneus Velhos.

Artesanato com Pneus Velhos

Artesanato com Pneus Velhos
Infelizmente a reciclagem de pneus não é levada a sério no Brasil, não existe um punição para quem joga ou queima pneus ao ar livre. Como consequência, encontramos por toda parte pneus velhos abandonados que acabam virando verdadeiros criadouros de mosquitos, principalmente os que disseminam a Dengue. Algumas empresas estão trabalhando nesse tipo de reciclagem, como nesse artigo que o pneu velho vira carvão e concreto ecológico, mas são poucas diante das quantidades de pneus descartadas no Brasil.
Mas a maioria das reciclagens de pneus são feitas na forma de artesanato, e essa é uma aqui é uma bem legal, que transforma pneus velhos em animais.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Como Fazer Enfeite de Páscoa com Feltro e CD Velho


Quer aproveitar material reciclável que você tem em casa? Então faça um lindo enfeite de Páscoa com feltro e CD velho, e aproveite retalhos de feltro que já possua em casa e os CDs ou DVDs riscados. E o melhor deste enfeite é que se você fizer para vender ganhará uma renda extra para deixar a sua Páscoa com mais fartura, pois ninguém irá resistir a este artesanato.
Este enfeite de Páscoa com feltro e CD velho é muito fácil de ser feito (Foto: Divulgação)
Este enfeite de Páscoa com feltro e CD velho é muito fácil de ser feito (Foto: Divulgação)
Dicas para Fazer Enfeite de Páscoa com Feltro e CD Velho
Para fazer este lindo enfeite você irá precisar de: feltro nas cores: azul-marinho, branco, azul piscina e em retalhos com 5 estampas diferente; linha Aquarelle da Círculo nas cores: branca, preta, verde e laranja; 1 retalho de tecido liso bege; 2 botões grandes em formato de flor verde e laranja;  1 botão pequeno em formato de flor azul; 1 botão em formato de coração vermelho; 1 par de olhinhos móveis; 60 cm de fita branca com bolinhas pretas; 3 CDs velhos; régua de alfabeto; agulha;tesoura; pistola de cola quente; blush; cotonete; e moldes (imagem a seguir).
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Comece transferindo os moldes para as respectivas cores dos feltros.
Com todas as partes em mãos, comece a montar primeiramente os enfeites que serão aplicados nos CDsvelhos. Monte as carinhas, coração e ovos, com todos os detalhes.
Em seguida, corte no feltro azul-marinho o tamanho do CD velho. Lembrando que você deve cortar duas partes para cada CD e deixar sobra.

Logo após, monte a carinha, ovos e coração em uma das partes do feltro azul-marinho.
Agora, basta apenas “fechar” as duas partes do feltro com o CD dentro, porém enquanto você está fechando deve ir posicionando as fitas que unirão os CDs e que você irá pendurar na parede. E está pronto!
Este modelo de enfeite de Páscoa com feltro e CD velho foi retirado do site Artesanato Brasil.

Como Fazer Ovo de Páscoa com Barbante e Coelho de EVA

Se você quer desenvolver um simpático porta-bombom você pode fazer este ovo de Páscoa com barbante e coelho de EVA que não é tão difícil de ser feito, apenas um pouco trabalhoso. E outra vantagem deste artesanato é que ele também é bem barato, e se você já possuir a maioria do material em casa, economizará ainda mais.
Este ovo de Páscoa com barbante e coelho de Eva pode te render um bom dinheiro nesta Páscoa (Foto: Divulgação)
Este ovo de Páscoa com barbante e coelho de Eva pode te render um bom dinheiro nesta Páscoa (Foto: Divulgação)
Dicas para Fazer Ovo de Páscoa com Barbante e Coelho de EVA
Para fazer este fofo coelho você irá precisar de: balão de ar; ACRIFLEX; barbante; fita crepe; copo de boca grande; pincel 054 – 14; EVAs nas cores: azul claro e verde claro; cola para EVA; lápis aquarelável azul escuro e vermelho; marcador permanente preto; 1 metro de fita xadrez; 0,30cm de fita branca; cola para tecido; botões em formato de flor; e molde (imagem a seguir).
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Comece enchendo o balão de ar e prendendo-o ao copo com fita crepe. Depois, passe o barbante pelo pincel embebido em ACRIFLEX e enrole-o ao redor do balão. Ao secar o barbante ficará endurecido. E repita o processo até que o balão fique totalmente coberto. E é importante que o barbante seja umedecido com o produto e não espalhado com pincel, pois isso evitará películas nos espaços vazios.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Em seguida, quando estiver seco, retire o balão do copo, estourando-o.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Logo após, transfira o molde para o EVA azul claro e recorte 2 vezes a cabeça e 4 vezes as patas. Junte as partes com cola para EVA. Pinte os contornos com lápis aquarelável azul escuro. Faça os detalhes da carinha com o marcador permanente preto e as bochechas com o lápis aquarelável vermelho. E faça dois laços, o branco maior e outro menor xadrez; e cole-os na cabeça do coelho e enfeite com uma florzinha.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Agora, cole a fita xadrez ao redor da borda do ovo de barbante e termine com um laço. Arremate colando um botão de flor. E cole a cabeça do coelho na parte externa do ovo e as patinhas pelo lado de dentro.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Para finalizar, recorte 2 círculos em tamanhos diferentes do EVA verde, picote ao redor para parecer grama e cole o ovo no centro da grama e enfeite com flores. E está pronto!
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

sexta-feira, 21 de março de 2014

BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA

BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA

Mês do meio ambiente é bem propício para falar sobre reciclagem e reutilização de materiais, como forma de nutrir e gerar atitudes positivas a caminho do desenvolvimento sustentável apresento aqui diverssas sugestões recolhidas na internet para reaproveitar de forma prazerosa diversos materiais.
 
sacolinha com caixinha de leite

 abelinha de rolo de papel higiênico

 joaninha de rolo de papel higiênico


animais de embalagem de ovo
 cofrinho porquinho de garrafa de refrigerante
 animais de garrafa pet
 animais de pratinho descartável

 animais feitos de caixas velhas
 galinha de potinho de iogurte
 pintinho feito de pratinho descatável
 caminhão de caixa de leite
 fogãzinho feito de caixa de leite e tampinha de cerveja
 joaninha de embalagem de ovo

 dominó com caixa de fósforos
 centopéia de garrafa pet
 maça feita de garrafa pet
 trenzinho de garrafa pet
 gatinho de palito de picolé
 carrinhos feitos de garrafa pet
 casinha feita com caixa de leite
 cadeira de boneca feita com vidro de amaciante vazio


 robozinho de caixinha de remédio

 castelo de rolo de papel
 avião de rolo de papel
 trenzinho de caixas de sabonete
 caminhão feito com  caixa de leite

 pintinho feito com rolo de papel

 robozinho de embalagem e tampinhas de refrigerante
 moldes de olhinhos para brinquedo de sucata









 tartaruga de garrafa pet
 diversos animais feitos com pratinhos descartáveis






 flor de garrafa pet