quarta-feira, 19 de março de 2014


Você tem dado achocolatado para seu filho? Tem certeza???

Postado por Julianna Barroso às 10:44 

Tenho lido muitas coisas sobre alimentação, pois hoje em dia, cada vez mais percebo o quanto somos enganados com produtos que nos passam como muito bons, mas que na verdade estão trazendo malefícios para a saúde de nossos filhos. Uma página que eu acompanho e que tenho confiança no que publicam é a Infância livre de consumismo, no Facebook. E hoje, a postagem é inspiradas neles. =)



Aposto que muitas mamães, inclusive eu, já deram um desses achocolatados imaginando ser um alimento super saudável, que iria dar energia para o filhote e que de maneira nenhuma iria prejudicar a saúde dele. Parece que não é bem assim não. 
Não vou mentir aqui e dizer, "pronto! a partir de hoje a Alice não toma mais nenhuma dessas porcarias" rsrsrs. Não gosto de radicalizar. Até porque a Alice é saudável, graças à Deus. Mas, é uma informação que recebemos, para, de posse dela podermos não cometer um mal maior. 
Fui ver a definição de achocolatado. 

Achocolatado é uma categoria de alimentos no qual há a presença de chocolate. Na sua apresentação mais simples, o achocolatado contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares e cerca de 30% de cacau em pó. Aos achocolatados pode-se incorporar leite em pó para conseguir um produto completo e realmente instantâneo. Normalmente, não é usado leite em pó integral, devido a alterações oxidativas, que limitam a vida útil do produto. Outros ingredientes típicos usados na formulação de achocolatados comerciais incluem extrato de malteglicosevitaminas e e sais minerais como suplementos. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Achocolatado

Sei que não é 100% confiável, mas vamos só nos basear nela. Vejam que ela menciona a quantidade de cacau em pó como cerca de 30%. 
Agora vamos à uma pesquisa que a Pro Teste fez em 11 marcas. Ela nos mostra que vamos achar açúcar demais e chocolate de menos. Chegando a algumas marcar terem menos de 3,5% de cacau em pó. Querem ler mais? Clica aqui:

No site da própria Pro Teste encontraremos mais detalhes...

"Em laboratório, foram analisados: o valor calórico, a quantidade de cacau e açúcares e a higiene. Durante o teste, verificou-se que os achocolatados em pó contêm grande quantidade de açúcar. A adição de açúcar chega a ser dez vezes maior do que a de cacau. Se uma criança tomar três copos de achocolatado por dia, seu consumo ultrapassará a quantidade de açúcar indicada por dia. O excesso de açúcar pode provocar problemas como obesidade e cáries. O que mais preocupa é que, na sua maioria, os consumidores desse tipo de produto são crianças, que não têm noção de que podem vir a ter esses problemas. Por isso, é preciso que os pais estejam atentos."

Se quiser ler a reportagem inteira, clica no link:

Sei que pra quem trabalha fora as opções de lanche pra garotada cada dia se reduz mais se você procura uma alimentação saudável. O dia tem que ter mais de 24h. Mas, fica como aviso para tentarmos evitar e termos a consciência do que estamos dando pra nossos tesourinhos. Afinal, nenhum de nós quer um caso de diabetes, obesidade, altas taxas, etc, etc... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário