O trabalho com a Educação Física no início da escolarização no Ensino Fundamental é caracterizado por trato com alunos que se encontram no mundo infantil, com crianças que apresentam as características da primeira infância e crianças com aspectos que transitam entre a primeira e a segunda infância. Essa variação no desenvolvimento infantil, na escolarização, conta com alunos na faixa etária entre cinco anos e meio a seis anos de idade. Assim, o trabalho com a Educação Física Escolar centra-se na proposição de vivências motoras que permitam a experimentação de um número ilimitado de movimentos, de modo que os alunos possam construir suas identidades e organizar suas estruturas para formação de um repertório motor que os
permitam participar de variadas atividades físicas no decorrer da vida.
Para tanto, propõe-se para as primeiras semanas de aulas uma sondagem que permita a avaliação diagnóstica para a estruturação do trabalho a ser realizado, ao longo do ano letivo, em face do currículo construído com a própria rede de ensino. Nesse diagnóstico, espera-se levantar as características básicas de desenvolvimento dos alunos, bem como, apontar os possíveis níveis de organização motora que auxiliam na consolidação do repertório motor. Assim sendo, para essa sondagem sugere-se a possibilidade de aplicação de um projeto no início de cada aula, de modo a não interromper o planejamento prévio de cada docente. Salienta-se, professor, que essa sondagem pode ser modificada dadas as realidades locais de cada unidade escolar, bem como, em função do trabalho já iniciado em anos anteriores.
PROJETO VIVENCIANDO MOVIMENTOS
O projeto, chamado “Vivenciando Movimentos” tem por finalidade o diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos com relação aos conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais relativos aos saberes específicos do campo da disciplina de Educação Física, bem como, integrá-los aos saberes provenientes do processo de leitura e escrita de mundo.
Foi concebido para que pudesse ser desenvolvido do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental, respeitadas as características de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos em cada ano respectivo da escolarização; sempre com aumento de complexidade da tarefa e das solicitações para a resolução de problemas.
Trata-se de conhecimentos relativos aos animais, suas principais características, formas de locomoção e deslocamento e, dos aspectos intrínsecos que permeiam suas manifestações na natureza. Outro dado tratado foca-se nos conhecimentos relativos às possíveis formas de otimização das habilidades motoras básicas, com especial atenção destinada para as formas de locomoção humana e formas de manipulação de objetos.
Salienta-se que esses conhecimentos no campo da Educação Física configuram-se como o centro das atenções dos professores para com seus alunos, haja vista que a apropriação desses saberes poderá levar os alunos a alcançarem maiores graus de repertório motor, e, de informações acerca das atividades físicas
oriundas das categorias da cultura de movimento, correspondentes ao núcleo de aprendizagens que a disciplina é responsável pela disseminação e construção em face do processo de escolarização.
O projeto pode ser desenvolvido durante o início das aulas como uma forma de sensibilização para a coleta de dados que alicerçarão o trabalho docente ao longo do semestre. Não há necessidade de esgotá-lo em poucas aulas, ocupando-se todo o tempo destinado para as aulas de Educação Física.
Destaca-se, também, que as atividades visam à integração do profissional de Educação Física com o professor polivalente da classe. Ambos podem atuar conjuntamente, explorando experiências de conhecer seus alunos em diversificadas situações de aprendizagens. O professor de Educação Física poderá adquirir
experiência em leitura de histórias e apresentação de informações conceituais aos alunos e o professor da classe poderá observar os alunos em situações que extrapolam a separação entre cadeiras e carteiras, com os discentes em situações de exposições e contatos corporais e motores, o que caracteriza uma oportunidade impar de promoção de uma educação integral.
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Tempo previsto para desenvolvimento do projeto: mínimo de 6 aulas de Educação Física.
Observação: as aulas com a professora polivalente poderão ser agregadas ao trabalho.
Em virtude da abrangência para diagnóstico, salienta-se que o projeto visa atender princípios que passem por conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais. Destaca-se, ainda, que o projeto tem caráter de sensibilização, portanto, o aprofundamento no trato com os conteúdos dar-se-á no transcorrer das situações de aprendizagem, ao longo do ano letivo, com rotinas de trabalho definidas.
O projeto pode ser desenvolvido na parte inicial de cada aula (1/3), sendo o tempo restante destinado para o professor dar andamento em outras tarefas destinadas à sensibilização e ao prazer para com a atividade física.
Princípios e finalidades:
1. Organização e formação das possibilidades de repertório motor;
2. Construção de saberes e informações acerca da atividade física;
3. Adoção de responsabilidade pessoal e coletiva para com a atividade física;
Expectativas de aprendizagem:
1. Experimentar movimentos que permitam locomoção e manipulação;
2. Imitar situações de expressão corporal, gestos e sons, através de simbolismo;
3. Opinar sobre as características básicas de determinados esportes;
4. Opinar sobre a importância da prática de determinados esportes;
Conteúdo:
1. Habilidades motoras básicas de locomoção e de manipulação;
2. Noção de animais e formas de ações motoras;
3. Noção de esportes e características básicas;
Organização do espaço: pátio, quadra, ou sala com espaço destinado à
organização da roda de leitura e brincadeiras.
Organização dos alunos: inicialmente, em círculo.
Material a ser utilizado: livro básico pertencente ao acervo do programa “Ler e Escrever”: JUNAKOVIC, Svjetlan. Futebol, Tênis... São Paulo: Cosac Naify, 2004 (acervo do Programa Ler e Escrever).
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Com os alunos dispostos em círculo, o professor inicia a leitura e apresentação do livro, com um animal e o esporte referido.
Sugestões:
Apresentar cada animal e o esporte em aulas distintas;
O levantamento a respeito das informações diagnósticas deverá ser aprofundado de acordo com a faixa etária dos alunos;
Crie estratégias de leitura, solicitando para os alunos produzir os sons e imitar as imagens do livro;
Se possível apresente cenas de sites ou de outros livros acerca do respectivo assunto;
Levantar o que os alunos conhecem acerca do animal; Verificar a opinião sobre o animal;
Levantar o que os alunos conhecem acerca da modalidade esportiva; verificar a opinião sobre a modalidade, competições e principais atletas praticantes da mesma;
Levantar a opinião dos alunos sobre a relação apontada no livro entre o animal e a modalidade esportiva destacada;
Apresentar alguns materiais e permitir que os alunos vivenciem a história: o animal, a modalidade esportiva destacada. Professor procure não influenciar na decisão dos alunos, permitindo que escolham o que fazer. Seu papel docente será de observar e de registrar o diagnóstico. Deixe os alunos realizarem a
brincadeira de forma individual ou em grupos de amizades. No decorrer do simbolismo, procure observar as manifestações das habilidades motoras básicas, bem como, das noções que carregam acerca dos conceitos tratados;
Com turmas mais avançadas, há a possibilidade de se enriquecer o projeto com a apresentação de outros animais, além daqueles citados no livro, e solicitar aos discentes para que criem possibilidades de práticas de modalidades esportivas para os mesmos e justifiquem o porquê.
SISTEMATIZAÇÃO
Ao final do trabalho em cada aula, pode-se solicitar para os alunos desenharem o que mais gostaram da história, para verificar o que foi mais significativo: a fantasia ou a ação motora. Esse levantamento fornecerá subsídios para o planejamento mais focado acerca da cultura de movimento: prática e informações.
Lembre-se, professor, que de acordo com a faixa etária a parte escrita, da justificativa dos desenhos deverá ser orientada por você, pois, em alguns casos, os alunos estão em de processo de alfabetização.
ASPECTOS QUE PODEM SER APONTADOS NO DIAGNÓSTICO
Durante a atividade observe se os alunos
Domínio Motor:
Noção de esquema corporal: verifique a predominância lateral, se há a adequação dos movimentos com a oralidade e se há adequação dos recursos utilizados para a expressão corporal.
Habilidade Motora Básica: verifique o nível e o estágio de desenvolvimento motor em que os alunos se encontram, de modo que se possa adequar às solicitações de aprendizagem na implantação do currículo, de acordo com as necessidades e possibilidades de aquisições.
Domínio Cognitivo:
Compreensão dos personagens das histórias (características dos animais);
Compreensão dos esportes apresentados (características das modalidades);
Compreensão da relação entre os animais e os esportes destacados;
Características de fantasia (jogo simbólico) aproximadas com os personagens do livro;
Na sistematização, verifique o que mais chama a atenção dos alunos: a atividade física ou a proposição simbólica da atividade.
Domínio Afetivo:
Envolvimento com a atividade;
Atuação com eventos atrelados à atividade física.
AUTORIA
Equipe Curricular de Educação Física: Sergio Roberto Silveira, Maria Elisa Kobs Zacarias, Mirna Leia Violin Brandt, Marcelo Ortega Amorim e Rosângela Aparecida de Paiva.
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