terça-feira, 7 de abril de 2015

DIA DO ÍNDIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É uma prática comum na Educação Infantil aproveitar datas comemorativas para abstrair destas conhecimentos diversificados que envolvam os conteúdos da Educação Infantil . O Dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de abril, e este dia foi escolhido, porque nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
 Sabemos que não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos  e hábitos também influenciaram nossos costumes 

 

 

A Educação Básica tem como meta que os alunos conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. 

 
 
 
 Segundo a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios  Éticos, Políticos e Estéticos.
 







A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios , através da ludicidade, do faz-de-conta e aproveitando temas geradores comuns à nossa cultura como as comemorações escolares do Dia do Índio, que instigam a curiosidade das crianças  ,a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
 
 
 
 
 
 Como sugestão veja os links abaixo que trazem sugestões de atividades músicas e vídeos.